Na recente reunião da camada de consenso do Ethereum (ETH), foi discutida a possibilidade de um adiamento para o início do próximo ano para a tão aguardada atualização, conhecida como Deneb-Cancun ou "Dencun".
Os principais desenvolvedores expressaram preocupação, já que a atualização, cujo objetivo é resolver problemas de escalabilidade no ecossistema Ethereum, ainda não foi implantada em redes de teste públicas, como Goerli, Holesky e Sepolia, segundo a proposta de melhoria denominada EIP-4844.
Tim Beiko, da Fundação Ethereum, presidiu a reunião e levantou a inquietação sobre a possibilidade de adiamento na implantação do Dencun na rede principal. Ele ressaltou a importância de apresentar o Dencun em uma rede de teste pública antes da Devconnect, uma conferência de desenvolvedores centrada no Ethereum marcada para novembro de 2023.
Beiko alertou que, se a equipe de desenvolvedores não cumprir essa etapa até o DevConnect, a ativação do Dencun na rede principal pode ser postergada para 2024, desviando das projeções iniciais.
"Se não lançarmos uma testnet [pública] antes do DevConnect, é provavelmente improvável que entremos no ar na rede principal antes das férias de Natal", disse Beiko, sublinhando que a atualização do Dencun pode ficar para 2024 se não for apresentada publicamente até novembro.