Há um ano, no dia 15 de setembro de 2022, a blockchain Ethereum (ETH) implementou uma mudança histórica ao adotar a atualização conhecida como "The Merge", marcando a transição do sistema de Prova de Trabalho (PoW) para Prova de Participação (PoS). Desde então, essa mudança marcou a dinâmica do ETH e na economia da rede.
De acordo com dados recentes do painel de análise Ethereum Ultrasound.money, a transição para o PoS resultou na cunhagem de 680.455,31 ETH e, surpreendentemente, na queima de 980.377,87, o que resultou em uma redução líquida no fornecimento de 299.922,50 Ethereum. Em termos percentuais anualizados, essa redução equivale a 0,249%.
No entanto, uma análise mais profunda revela que o fornecimento líquido teria, na verdade, aumentado em mais de 3,8 milhões de ETH, representando um crescimento de 3% se o Ethereum tivesse permanecido no sistema de PoW.
A mudança para o PoS é vista como um passo importante na evolução do Ethereum, uma vez que visa resolver os problemas de escalabilidade e consumo de energia associados ao PoW, enquanto incentiva os detentores de ETH a manter seus tokens na rede para validar transações e garantir a segurança da rede.