O Ethereum (ETH) está em alta, com um aumento de quase 4% nas últimas 24 horas e um crescimento de 28% desde o início do mês. Analistas acreditam que a criptomoeda ainda tem potencial para um maior crescimento, impulsionada por diversos fatores.
A menos de um mês da atualização Dencun na rede principal do Ethereum, a expectativa é grande. Essa atualização trará o "proto-danksharding", uma melhoria técnica que promete reduzir custos e aumentar a escalabilidade da blockchain. Isso tem o objetivo do Ethereum se tornar mais rápido e mais barato.
O otimismo também é impulsionado pela possibilidade de aprovação de um ETF de Ethereum à vista pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) ainda este ano. A recente aprovação de 10 ETFs de Bitcoin, que registraram US$ 3 bilhões em fluxos líquidos, aumenta a confiança nesse cenário.
As transações processadas por redes de escalonamento de camada 2, como Arbitrum, Base e Optimism, atingiram um recorde de 92 transações por segundo, 6,8 vezes mais do que a rede principal Ethereum. O valor total dos ativos bloqueados na camada 2 atingiu um máximo histórico de quase US$ 27 bilhões.
Embora o cenário seja positivo, os traders devem ter cautela, pois a alta recente pode ser impulsiva. Segundo uma postagem da CryptoQuant, “dada a natureza impulsiva da recente subida, os comerciantes devem ter cautela e considerar o potencial de eventos de liquidação súbita, que podem desencadear quedas notáveis de preços a curto e médio prazo”.