O JPMorgan, um dos maiores bancos do mundo, previu que o Ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda do mundo, superará o Bitcoin (BTC) em 2024. No entanto, o banco também expressou cautela em relação aos mercados de criptomoedas no próximo ano.
Em uma nota de pesquisa divulgada na quarta-feira (13), analistas do JPMorgan liderados por Nikolaos Panigirtzoglou disseram que o ETH deve se beneficiar da atualização EIP-4844, também conhecida como Protodanksharding. A atualização, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2024, melhorará “a atividade da rede Ethereum, ajudando assim o Ethereum a ter um desempenho superior”.
Projeções para Bitcoin
O JPMorgan também disse que os fatores considerados de alta para o Bitcoin no próximo ano, como a possível aprovação de ETFs à vista e o próximo halving, já foram estimados.
“E dado que a relação atual entre o preço do bitcoin e o custo de produção está em torno de x2,0 no momento, isso implicaria que o evento de redução do bitcoin pela metade em 2024 está em grande parte no preço”, escreveram os analistas.
Cautela para finanças descentralizadas (DeFi)
O banco também expressou cautela em relação às finanças descentralizadas (DeFi). O banco disse que a “maior decepção” das DeFi é sua incapacidade de invadir o sistema financeiro tradicional.
Os analistas argumentaram que “as maiores aplicações do blockchain às finanças tradicionais, ou seja, transações compromissadas noturnas por meio de contratos inteligentes em plataformas blockchain hospedadas por empresas como Broadridge e JPMorgan, ocorrem fora dos blockchains públicos”.
Fim do inverno cripto
O financiamento de capital de risco no espaço cripto melhorou no quarto trimestre de 2023, mas os analistas do JPMorgan acreditam que a melhoria é temporária. No entanto, se a melhoria continuar no primeiro trimestre de 2024, isso indicaria o fim do inverno cripto.