Em um cenário marcado pela constante evolução das criptomoedas, a taxa média do gás Ethereum (ETH), medida em Gigawei (Gwei), atingiu um ponto notável no último domingo (8), registrando 8,8 Gwei — um nível não visto desde outubro de 2022, conforme indicam os dados do Etherscan.
A queda nas taxas de gás é atribuída, na maioria, à redução no número de usuários ativos em aplicativos DeFi, transações de NFTs e adoção de redes de camada 2, bem como ao declínio na atividade dos bots de Telegram especializados.
Essa desaceleração é também reflexo do volume semanal de negociações de NFTs, que atingiu seu ponto mínimo em dois anos, segundo o painel analítico Dune do renomado especialista em dados Hildobby.
Os volumes de negociação de NFTs apresentam uma queda constante desde o início do ano, refletindo-se nas atividades dos bots de negociação do Telegram, que atingiram seu pico no segundo trimestre de 2023, mas experimentaram uma notável desaceleração no início de outubro, como reportado pelo painel Dune da TK Research.
Segundo os dados da Nansen 2.0, os maiores gastadores de gás, incluindo gigantes como Binance e Coinbase, bem como redes de camada 2 proeminentes como Arbitrum (ARB), Base e Optimism (OP), reduziram seus gastos em cerca de 30% em comparação com a semana anterior.