As taxas de transação na Ethereum (ETH) despencaram para os menores níveis desde 2022, de acordo com dados da Coin Metrics, refletindo uma redução na atividade na rede devido a diversos fatores, incluindo vendas de NFTs (Tokens Não-Fungíveis), a negociação de meme coins e o declínio dos bots do Telegram.
Dados do Etherscan mostram que a taxa média para transferências no Ethereum agora está em US$ 1,83, enquanto o custo de troca de tokens via Uniswap (UNI) gira em torno de US$ 4,17. Esses valores não eram observados desde novembro do ano passado, após o colapso da FTX.
A diminuição na demanda por gás na rede Ethereum contribui para essa queda nas taxas de transação. Esse fenômeno marca um raro momento de inflação para o Ethereum, uma das principais criptomoedas, desde a fusão ocorrida em setembro de 2022.
A recente desaceleração nas taxas de transação pode ser atribuída a vários fatores. As vendas de NFT e a negociação de meme coins, que anteriormente impulsionavam uma atividade frenética na rede, experimentam queda.
Além disso, o declínio dos bots do Telegram, que automatizavam várias ações na rede Ethereum, também contribuiu para a redução da demanda por recursos no blockchain. Isso resultou em uma redução nas taxas que os usuários precisam pagar para realizar transações e trocas de tokens na rede.