O CEO da Binance, Richard Teng, foi convocado para comparecer perante um comitê da Câmara dos Representantes da Nigéria até o dia 4 de março para responder a perguntas sobre supostas atividades de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
convocação foi feita pelo presidente do Comitê de Crimes Financeiros da Câmara, Ginger Onwusibe, segundo o jornal nigeriano Punch. A investigação ocorre dias após a detenção de dois executivos da Binance ao chegarem ao país para um encontro com autoridades.
A Binance está no centro de uma disputa com o banco central da Nigéria, que a acusa de exacerbar a crise cambial do país. As autoridades alegam que a exchange facilitou a fuga de US$ 26 bilhões em fundos não rastreáveis.
A BBC reportou que a Binance pode ser multada em até US$ 10 bilhões, embora um porta-voz do presidente tenha posteriormente minimizado a multa. Onwusibe, por sua vez, disse que o comitê tomará medidas cabíveis caso a exchange não atenda à convocação.
Onwusibe também criticou a Binance por não ter um escritório físico na Nigéria e por não pagar impostos ao país. “Você não pode administrar uma empresa com mais de 10 milhões de nigerianos em sua plataforma sem pagar impostos e ter um escritório físico onde os nigerianos possam apresentar suas reclamações quando enfrentarem qualquer desafio com seu serviço”.