A Binance enfrenta um cenário desafiador em 2024, com perda de dominância nas negociações de Bitcoin (BTC) e altcoins, além de problemas regulatórios e mudanças na liderança.
Segundo um relatório da Kaiko Research, publicado na semana passada, a Binance viu seu domínio na negociação de Bitcoin fora dos EUA despencar de 81,3% em 2023 para 55,3% em 2024, uma queda de 26%. Já na negociação de altcoins, a queda foi de 58% para 50,5%.
A Kaiko atribui a queda no domínio da Binance em parte à descontinuação da promoção de taxas zero em trades de Bitcoin, implementada pela exchange no ano passado.
Por outro lado, pequenas exchanges, como Bybit e OKX, também registraram um crescimento significativo, impulsionadas pela recuperação do volume de negociação. Isso resultou em uma menor concentração de atividades nos mercados offshore.
Sob nova liderança, a Binance enfrenta desafios legais em várias jurisdições, incluindo os EUA. Changpeng Zhao, CEO da Binance, se declarou culpado de violação de sanções e combate à lavagem de dinheiro nos EUA, com o julgamento de sua sentença agendado para esta terça-feira (30).