Legisladores dos EUA estão pedindo a libertação imediata de Tigran Gambaryan, executivo da Binance, detido em uma prisão na Nigéria. Gambaryan, que enfrenta graves problemas de saúde, como malária e pneumonia, foi visitado recentemente por representantes dos EUA que expressaram preocupação com suas condições.
Os representantes French Hill e Chrissy Houlahan visitaram Gambaryan esta semana na prisão de Kuje, na Nigéria. Gambaryan, cidadão americano e ex-agente especial da Receita Federal, foi detido em fevereiro sob acusações de que a Binance estaria lucrando com transações ilegais no país.
"Ontem, @RepHoulahan e eu visitamos o cidadão americano Tigran Gambaryan na prisão de Kuje, na Nigéria", postou Hill na plataforma X, antigo Twitter, na última quinta-feira (20). "Nós o encontramos sofrendo com as condições de lá, pois tem malária e pneumonia dupla, e ele relata que perdeu peso significativo. Pior ainda, está sendo negado a ele o acesso a cuidados médicos adequados."
Hill, em seu apelo, destacou a necessidade urgente de uma libertação humanitária para Gambaryan, argumentando que as acusações contra ele devem ser retiradas para que ele possa retornar aos Estados Unidos.
“Tigran deve receber imediatamente uma libertação humanitária, as acusações restantes devem ser retiradas e ele deve voltar para casa, para a América, onde pertence”, argumentou Hill.
A representante Houlahan também expressou sua preocupação com as condições que Gambaryan enfrenta na prisão nigeriana. "Ele também estava claramente sob muito estresse e sua saúde não está muito boa", disse Houlahan em um vídeo postado por Hill.
A situação de Gambaryan chamou a atenção de outros legisladores. No início deste mês, Michael McCaul, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, junto com outros 15 legisladores, assinou uma carta dirigida ao presidente Joe Biden, pedindo ação imediata para garantir o retorno seguro de Gambaryan.