Em um esforço para combater crimes cibernéticos e fortalecer a investigação de casos envolvendo criptomoedas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Binance se uniram para realizar um treinamento em Brasília para investigadores de todo o país.
"Esse treinamento promove modernização para a atuação das investigações da segurança pública, que se torna mais complexa tal qual a complexidade social aumenta”, disse Camila Pintarelli, secretária nacional de Segurança Pública substituta.
O evento, que faz parte da programação global de treinamentos da Binance, teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre tecnologia blockchain, criptomoedas e as ferramentas disponíveis para investigar e combater crimes nesse âmbito.
O treinamento, realizado em abordagem teórica e prática, reuniu investigadores do Centro de Operações de Criptomoedas (NOC) do Laboratório de Operações Cibernéticas (CiberLab) do MJSP, membros do Ministério Público Federal e estadual, representantes das Polícias Civil e Federal, da Receita Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) de todos os estados brasileiros.
O treinamento foi liderado pelo Chefe de Treinamento para Agentes de Aplicação da Lei da Binance , Jarek Jakubcek. Além do Renato Bastos, especialista em investigações da Binance nas Américas e ex-funcionário do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Para Jakubcek, “as autoridades brasileiras têm mostrado um nível crescente de especialização e um grande interesse em se aprofundar na tecnologia blockchain e criptomoedas, e treinamentos como esse sempre se mostram oportunidades para uma rica troca de conhecimento entre os dois lados".