A Circle, a empresa por trás da emissão da stablecoin USDC, anunciou o lançamento das "carteiras programáveis" (Programmable Wallets) nesta terça-feira (8). A carteira faz parte da nova linha de produtos da Circle, conhecida como Web3 Services, que pretende “tornar mais fácil para os desenvolvedores criar, implantar e dimensionar rapidamente aplicativos baseados em blockchain”, segundo comunicado.
Em nota, a Circle afirmou que o objetivo das carteiras programáveis é simplificar o desenvolvimento de aplicativos baseados em blockchain, com a intenção de integrar a tecnologia blockchain em diversos setores. Ainda destacou que “as carteiras programáveis foram projetadas para que os desenvolvedores adaptem suas carteiras ao UX que melhor se adapta ao seu aplicativo.”
O conceito por trás das carteiras programáveis é permitir que desenvolvedores incorporem carteiras de criptomoedas seguras em qualquer tipo de aplicativo. Isso significa que os desenvolvedores agora podem aproveitar a segurança e a abrangência global da tecnologia Web3 para oferecer aos usuários uma experiência de carteira conveniente e segura em seus aplicativos.
O anúncio destaca alguns recursos do lançamento:
- Carteiras controladas pelo usuário ou pelo desenvolvedor: há a possibilidade de escolher entre o controle pelo próprio usuário final ou por desenvolvedores.
- Webhooks para atualizações de status em tempo real em transações de entrada ou saída para manter a experiência de seus usuários atualizada
- Painel de operações da carteira: função permite que desenvolvedores monitorem as transações, além de fornecer suporte em caso de falha nas transações e redefinir PINs de segurança quando os usuários são bloqueados.
A versão beta das carteiras já está disponível para empresas, desenvolvedores e construtores. Para acessar o produto é preciso se inscrever no Web3 Services Developer Console da Circle.