Os especialistas da Kaspersky analisaram ofertas de aplicativos para o Google Play na Darknet e descobriram a existência de programas para celular maliciosos e contas de desenvolvedores que estão à venda por até US$ 20 mil. Usando a plataforma Kaspersky Digital Footprint Intelligence, os pesquisadores coletaram amostras de compra e venda de malware em nove fóruns diferentes da darknet.
O relatório mostra como essas ameaças oferecidas na darknet aparecem na Google Play e detalha a disponibilidade, faixa de preços, recursos de comunicação e acordos entre cibercriminosos na comercialização desses programas fraudulentos.
Entre esses criminosos, a recomendação mais comum é a de esconder a distribuição de malware usando o disfarce de aplicativos para rastreamento de criptomoedas, aplicativos financeiros, escaneadores de QR code ou apps de namoro/encontro.
Para mostrar o potencial de vítimas que esse esquema oferece, os golpistas mostram a quantidade de downloads que as versões reais dessas plataformas apresentam na loja oficial. De modo geral, esses exemplos mostram 5 mil downloads ou mais.