O governo federal anunciou o adiamento a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que aconteceria no próximo domingo (5).
A decisão foi tomada em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, causando inundações, destruição de casas e deixando ao menos 37 mortos até o momento.
O CNU, que concentra as provas de seleção para servidores públicos de 21 órgãos federais em um único exame, atraiu mais de 2,5 milhões de inscrições de todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, cerca de 86 mil candidatos aguardavam para realizar as provas em 10 cidades atingidas pelas enchentes.
Segundo cobertura da coletiva realizado pelo g1, a ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que seria impossível a realização do exame com segurança para todos os candidatos.
Em nota, o governo informa que a nova data do CNU "será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional". Esther disse que as provas devem ser recentralizadas e que em algumas semanas o novo dia de aplicação poderá ser divulgado.