O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou a imposição de sanções a diversos indivíduos e entidades nesta quarta-feira (18)que, segundo alegações, prestaram apoio financeiro às operações terroristas do grupo Hamas, incluindo uma bolsa de valores com sede em Gaza.
Entre as entidades sancionadas, destaca-se a Buy Cash Money and Money Transfer Company, uma empresa que o Tesouro norte-americano alega ter um histórico extenso de financiamento de grupos terroristas. A Buy Cash já havia sido vinculada a carteiras apreendidas pelo Escritório Nacional de Combate ao Financiamento do Terrorismo de Israel em 2021.
O Departamento do Tesouro dos EUA acusa a Buy Cash de ter "ajudado materialmente, patrocinado ou fornecido suporte financeiro, material ou tecnológico para, ou bens ou serviços para ou em apoio de, o Hamas". Além disso, a empresa incluía o bitcoin entre os ativos que negociava.
O proprietário da bolsa financeira, Ahmed MM Alaqad, também foi alvo das sanções impostas na quarta-feira. Essas ações representam um esforço contínuo do governo dos Estados Unidos para combater o financiamento de grupos terroristas e desestimular o apoio a organizações como o Hamas.