terça, 01 de abril, 2025

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Imposto de Renda 2025: Quem precisa declarar e como enviar

O prazo para envio do IRPF 2025 vai até 31 de maio. Confira se você está obrigado a declarar e veja as opções disponíveis

sexta, 07 de março, 2025 - 16:06

Redação MyCryptoChannel

A temporada do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025 está prestes a começar, e os contribuintes devem ficar atentos ao prazo de envio da declaração. A expectativa é que o período tenha início em 17 de março, uma segunda-feira, já que o dia 15, data escolhida normalmente, cairá em um sábado.

A entrega das declarações deve seguir até 31 de maio, mas, como essa data também será em um sábado, a Receita Federal pode ajustar o prazo final. Porém, as datas ainda não foram divulgadas.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2025

A Receita Federal confirmará as regras para este ano, mas a expectativa é que os critérios de obrigatoriedade sejam mantidos. Devem declarar o Imposto de Renda os contribuintes que, em 2024, se enquadraram em pelo menos uma das seguintes condições:

  • Receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 no ano;
  • Obtiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40.000,00;
  • Possuíam bens e direitos que, somados, ultrapassavam R$ 300.000,00 em 31 de dezembro;
  • Obtiveram ganho de capital com a venda de bens ou direitos sujeitos à tributação;
  • Exerceram atividade rural e tiveram receita bruta superior a R$ 169.520,00 ou desejam compensar prejuízos anteriores.
  • Pessoas que tiveram renda mensal de até R$ 2.259,20 em 2024 estão isentas da obrigatoriedade da declaração.

Como enviar a declaração

Os contribuintes poderão preencher e entregar a declaração utilizando diferentes plataformas disponibilizadas pela Receita Federal. As principais opções são:

  • Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível para download no site da Receita;
  • Portal e-CAC, para quem possui conta gov.br com nível prata ou ouro;
  • Aplicativo "Meu Imposto de Renda", que permite o envio da declaração por celulares e tablets. 
     

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PIS/Pasep 2025 tem consulta liberada: veja se você tem direito ao abono

Trabalhadores já podem consultar se têm direito ao PIS/Pasep 2025. Veja como verificar, calendário de pagamentos e critérios para receber o abono

quarta, 05 de fevereiro, 2025 - 16:12

Redação MyCryptoChannel

Imagem: Luís Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo

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A consulta ao PIS/Pasep 2025, referente ao ano-base de 2023, foi liberada nesta quarta-feira (5). Os trabalhadores elegíveis já podem verificar se têm direito ao abono salarial, que será pago a partir de 17 de fevereiro.  

O saque poderá ser feito até 29 de dezembro de 2025 e seguirá um cronograma conforme o mês de nascimento dos trabalhadores.  

 

Quem tem direito ao PIS/Pasep 2025? 

  

Para receber o abono salarial, o trabalhador precisa cumprir alguns critérios, como: 

  

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; 
  • Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2023; 
  • Ter recebido, em média, até dois salários-mínimos mensais (R$ 2.824) no ano-base; 
  • Ter seus dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) até 15 de maio de 2024 ou no eSocial até 19 de agosto de 2024. 

  

O valor do benefício será proporcional ao tempo trabalhado em 2023, podendo chegar ao equivalente a um salário-mínimo vigente (R$ 1.518,00). 

  

Como consultar se você tem direito? 

  

Os trabalhadores podem verificar a elegibilidade ao PIS/Pasep 2025 de diferentes formas: 

  

  • Carteira de Trabalho Digital: Acessando o aplicativo ou o portal Gov.br; 
  • Central Alô Trabalho: Ligando para o número 158, com atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h; 
  • Superintendências Regionais do Trabalho: Atendimento presencial para dúvidas e consultas. 

 

Para consultar via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, siga os passos: 

  

  • Baixe ou atualize o aplicativo na Google Play (Android) ou na App Store (iOS); 
  • Faça login com CPF e senha do portal Gov.br; 
  • Acesse o menu no canto inferior direito; 
  • Selecione "Benefícios"; 
  • Escolha a opção "Abono Salarial" para verificar sua habilitação. 
  •  

Calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2025 

  

Os depósitos serão feitos conforme o mês de nascimento dos beneficiários: 

  

  • Janeiro – 17 de fevereiro 
  • Fevereiro – 17 de março 
  • Março e abril – 15 de abril 
  • Maio e junho – 15 de maio 
  • Julho e agosto – 16 de junho 
  • Setembro e outubro – 15 de julho 
  • Novembro e dezembro – 15 de agosto 

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R$ 8,7 bilhões estão esquecidos em contas no Brasil: veja como resgatar

Banco Central revela que ainda existem milhões esquecidos em contas por brasileiros. Descubra como recuperar seu dinheiro!

quinta, 09 de janeiro, 2025 - 12:15

Redação MyCryptoChannel

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O Banco Central revelou que, em novembro, ainda existem R$ 8,7 bilhões esquecidos em contas de instituições financeiras por brasileiros. Esse dinheiro esquecido inclui tanto pessoas físicas quanto jurídicas, com diferentes valores a serem devolvidos. 

Detalhes do dinheiro esquecido 

De acordo com o balanço do Sistema de Valores a Receber (SVR), disponibilizado nesta quarta-feira (8), desse dinheiro esquecido, R$ 6,72 bilhões são de pessoas físicas, enquanto R$ 1,97 bilhão pertence a 3,9 milhões de empresas.  

Quase dois terços (64,9%) dos beneficiários têm a receber até R$ 10. Apenas 1,75% dos beneficiários possuem valores acima de R$ 1 mil. 

Valores devolvidos 

Em novembro, foram devolvidos R$ 238,4 milhões desse dinheiro esquecido por meio do SVR, totalizando R$ 8,9 bilhões sacados até o momento.  

Esses valores são originados de diversas situações como contas-correntes ou poupanças encerradas e não sacadas, tarifas indevidas e outras movimentações financeiras reconhecidas pelas instituições. 

Processo de incorporação  

O dinheiro esquecido foi incorporado ao Tesouro Nacional após a aprovação de uma lei sancionada por Lula no ano passado, que estabeleceu compensações à desoneração da folha de pagamentos.  

Os recursos podem ser contestados no prazo de 30 dias após a publicação de um edital pelo Ministério da Fazenda.  

Após o período, sem contestações, os valores serão considerados receita orçamentária definitiva e estarão sujeitos à verificação da meta de resultado primário. 

Com sacar dinheiro esquecido?  

Para acessar os valores esquecidos, o Banco Central alerta que o site oficial é https://valoresareceber.bcb.gov.br.  

No site, os cidadãos devem clicar em “Consulte se tem valores a receber” e seguir os passos para verificar a existência de valores a receber. 

  • Para pessoas físicas ou falecidas: Conta gov.br nível prata ou ouro. 
  • Para pessoas jurídicas: Conta gov.br vinculada ao CNPJ. 

Após a consulta, o usuário poderá clicar em “Solicitar por aqui” e escolher uma chave Pix ou outra modalidade de transferência bancária para receber o valor em até 12 dias úteis. É recomendável guardar o número de protocolo para acompanhar o processo.