A Meta Platforms está implementando mudanças em suas políticas de privacidade e controles parentais para usuários menores de 18 anos no Instagram. A empresa anunciou que todas as contas de adolescentes serão automaticamente convertidas para "contas para adolescentes", que terão configurações de privacidade mais rigorosas por padrão.
Em anúncio desta terça-feira (17), essas contas serão privadas, permitindo que os usuários só recebam mensagens e sejam marcados por contas que seguem ou com as quais já estão conectados.
As configurações de conteúdo sensível serão ajustadas para o nível mais restritivo disponível. Adicionalmente, usuários com menos de 16 anos só poderão alterar as configurações padrão com a permissão dos pais, que terão a capacidade de monitorar interações e limitar o tempo de uso do aplicativo.
A Meta começará a migrar os usuários para contas de adolescentes nos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália dentro de 60 dias, e na União Europeia até o final do ano. A atualização global para contas de adolescentes começará em janeiro.
A decisão da Meta vem em resposta a preocupações crescentes sobre os efeitos negativos das mídias sociais. No ano passado, 33 estados dos EUA processaram a Meta, acusando-a de enganar o público sobre os riscos associados às suas plataformas.
Como parte da nova atualização, os usuários menores de 18 anos receberão uma notificação para fechar o aplicativo após 60 minutos de uso diário e terão um modo de hibernação ativado automaticamente durante a noite para silenciar as notificações.