O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, iniciará uma nova fase de campanha em apoio à vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata à Presidência, na próxima semana. O primeiro evento ocorrerá em Pittsburgh, com o objetivo de mobilizar eleitores em estados chaves para a eleição.
Desde que Kamala Harris foi oficialmente anunciada como a candidata do Partido Democrata durante a Convenção Nacional em agosto, Obama tem desempenhado o papel de conselheiro informal.
Obama, que mantém grande popularidade entre a base democrata, está se preparando para visitar estados chave no último mês de campanha, segundo a Reuters.
A estratégia quer impulsionar o comparecimento dos eleitores em locais onde as margens de vitória são pequenas, considerando a importância deste período para a definição das eleições.
O assessor sênior de Obama, Eric Schultz, destacou que o ex-presidente acredita que as questões em jogo na eleição atual são de extrema importância. “Ele está fazendo tudo o que pode para ajudar a eleger a vice-presidente Harris, o governador Walz e os democratas de todo o país”, afirmou Schultz.
Ele ainda completou que as metas de Obama “são ganhar a Casa Branca, manter o Senado dos EUA e retomar a Câmara dos Deputados”.
“Agora que a votação começou, nosso foco está em persuadir e mobilizar os eleitores, especialmente nos Estados com disputas importantes. É provável que muitas dessas disputas sejam acirradas e nada deve ser dado como certo.”, disse Schultz.