O mês de novembro será recheado de feriados após meses sem folgas no calendário.
Além disso, um feriado prolongado está à vista, especialmente para quem mora no Rio de Janeiro, que contará com uma folga extra devido ao evento G20.
Confira as datas e tudo que você precisa saber sobre os feriados deste mês.
Quais são os feriados de novembro de 2024?
O primeiro feriado do mês foi no dia 2 de novembro, sábado, em homenagem ao Dia de Finados. Porém, a data não ofereceu um feriado prolongado nesse ano.
O segundo feriado será o Dia da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, uma sexta-feira, o que cria uma oportunidade para um feriadão.
Essa data é histórica, marcando o momento em que o Brasil se tornou uma república, substituindo a monarquia.
O evento aconteceu em 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca liderou o golpe que depôs o imperador Dom Pedro II.
O terceiro feriado será o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, uma quarta-feira. A data, sancionada como feriado nacional em 2023, celebra a resistência negra à escravidão no Brasil e faz referência à morte de Zumbi dos Palmares.
G20: Que dias são feriado no Rio de Janeiro
Este mês, os cariocas têm uma razão extra para comemorar: a cidade ganhou um feriado estendido devido à realização da cúpula do G20, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro.
Para garantir a segurança e a logística do evento, a Prefeitura do Rio de Janeiro decretou feriado nessas duas datas.
A boa notícia é que os feriados de 15 e 20 de novembro podem ser combinados, criando uma pausa prolongada para quem deseja aproveitar. No entanto, nem todos os estabelecimentos da cidade terão folga nesses dias.
O que funcionará no Rio de Janeiro durante o G20?
Embora o feriado seja oficialmente decretado, o comércio e alguns serviços da cidade continuarão funcionando. Bares, restaurantes, hotéis, pousadas e shoppings estarão abertos, permitindo que moradores e turistas aproveitem as atrações da cidade.
Além disso, pontos turísticos e estabelecimentos culturais também deverão permanecer em funcionamento, oferecendo entretenimento para os cariocas.
No entanto, serviços essenciais como saúde, segurança, transporte público, coleta de lixo e limpeza urbana não terão interrupção. Também não haverá folga para os trabalhadores de setores como indústrias localizadas nas Zonas Norte e Oeste da cidade.