Aqui no Brasil, os resultados das eleições saem poucas horas depois do pleito. Mas você já se perguntou quando podemos saber quem será o próximo presidente dos Estados Unidos?
Os eleitores dos Estados Unidos estão votando nesta terça-feira (5) para decidir seu próximo presidente.
Com o fechamento das urnas previsto para ocorrer em diferentes horários, de 20h até 3h da madrugada (horário de Brasília), especialistas preveem uma apuração mais demorada em razão da disputa acirrada em estados decisivos.
Apuração das eleições dos EUA
A expectativa dos americanos e do mundo em relação aos resultados finais da eleição é alta, mas a previsão é de que estados-chave, como Georgia, Pennsylvania e Arizona, precisem de mais tempo para finalizar a contagem dos votos.
A disputa equilibrada e o recorde de votos antecipados são apontados como fatores que podem prolongar a apuração e, consequentemente, o anúncio do vencedor.
Em 2020 as redes de TV declararam Joe Biden vencedor somente quatro dias após o dia de votação. Porém, o resultado só veio após cinco semanas, quando a Suprema Corte dos EUA encerrou uma recontagem na Florida, em uma disputa entre George W. Bush e Al Gore.
Já em 2016, Donald Trump foi anunciado vencedor pouco antes das 5h no horário de Brasília.
Estados decisivos
A apuração dos votos nos chamados estados decisivos é onde a disputa entre os candidatos é mais apertada.
Em Georgia, onde as urnas fecham às 21h (horário de Brasília), a autoridade eleitoral do estado estima que 75% dos votos já estarão contados nas primeiras duas horas de apuração, reflexo da alta participação em votações antecipadas.
Já na Carolina do Norte, onde as urnas fecham meia hora depois, os resultados são esperados antes do fim da noite.
No entanto, estados como Pennsylvania e Michigan terão apurações mais longas, devido à grande quantidade de votos enviados por correio e à própria legislação local, que estabelece processos rígidos de contagem.
Em Pennsylvania, a apuração pode durar pelo menos 24 horas após o fechamento das urnas, enquanto Michigan provavelmente apresentará um resultado apenas no final da quarta-feira (6).
Em estados como Wisconsin e Arizona, a apuração pode avançar pela madrugada, enquanto em Nevada, onde as cédulas postais entregues no dia da eleição são válidas até 9 de novembro, a contagem pode levar dias.
Arizona também alerta para uma maior espera, já que o maior condado do estado prevê resultados completos apenas na manhã de quarta-feira.
As informações são do Infomoney