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Ressurgimento das NFTs é uma ótima notícia para experiências inovadoras

Modalidade de ativos podem ser usadas para estreitar laços com o público e gerar novos tipos de experiências

domingo, 09 de abril, 2023 - 11:35

Felipe Maia

Confesso: quando as NFTs se tornaram o assunto do momento no primeiro trimestre de 2021, os olhei com certo ceticismo. Com o mercado movimentando mais de US$ 200 milhões em tokens não-fungíveis no período, ainda tinha minhas dúvidas sobre como este tipo de ativo seria atrativo.

Pensei muito sobre o assunto quando li uma notícia sobre a Decentralized Autonomous Organization (DAO) ter pago US$ 3,04 milhões pela versão de Duna escrita do diretor Alejandro Jodorowsky 一, ou melhor, o livro escrito por ele para a famigerada adaptação cinematográfica da década de 1980.

Só existem vinte versões no mundo. Sim, uma raridade. O plano era transformar cada página em NFTs e usar esta verba para fazer um spin off do clássico da ficção científica 一 o ótimo filme de Denis Villeneuve acabara de ser lançado.

O grupo esqueceu de um ponto: eles não adquiriram os direitos cinematográficos de Duna e não poderiam produzir a adaptação. Quer dizer, não sem complicações legais. Por isso, a DAO se tornou piada nas redes sociais 一 embora há quem acredite que o objetivo da ação tenha sido gerar mídia, o que de fato aconteceu.

Por que estou falando disso? Foi uma maneira inovadora de usar NFTs. Não o famigerado “vender um GIF de macaco por caminhões de dinheio” que os críticos deste ativo tanto dizem de maneira pejorativa. E foi aí que minha opinião sobre o assunto começou a mudar.

E não só a minha. Segundo o estudo da Binance Research, as NFTs movimentaram US$ 24,7 bilhões no ano passado. Foi um aumento de 10% em relação a 2021, mostrando o tal do inverno cripto passando longe deste ativo.

Devin Finzer, CEO do Open Sea, disse que o principal motivo deste reaquecimento do mercado é o fato de uma ressignificação de como usar NFTs. Não é mais só uma maneira de colecionar arte, mas sim uma maneira de inovar nos negócios. Inclusive, recomendo a leitura desta entrevista dele à Época Negócios.

Fonte de receita? NFTs proporcionam experiências

Na indústria cultural, por exemplo, vejo que as NFTs podem ser usadas para estreitar laços com o público e gerar novos tipos de experiências. Claro, os artistas podem usar este tipo de ativo para vender arte como se estivessem no começo de 2021. A questão é: vale a pena?

Não acho. Criar conteúdos de bastidores, músicas exclusivas ou até a venda de direitos atuais são formas mais inteligentes de usar as NFTs 一 agregar valor ao público é sempre a maneira mais eficiente de usar a tecnologia para gerar receita.

Pegando o gancho do mundo artístico, é possível até usar NFTs para a venda de ingressos. Não preciso nem falar sobre segurança e transparência à transação porque é óbvio, mas sim de como criar uma experiência 一 pode ser acesso a setores exclusivos ou até conteúdo sob demanda. E, é claro, isso pode se aplicar a qualquer tipo de evento.

Como aprendemos na pandemia, é necessário pensar em maneiras de inovar no formato do evento. Seja presencial ou digital, não dá para fazê-lo sem tecnologia 一 e, consequentemente, como usá-la para criar experiências inovadoras.

Nos últimos anos, conversei bastante com o Lucas Longhi, CEO da plataforma para streamers IOXtream, sobre o assunto. Caso você não conheça, é uma rede de engajamento P2P que junta streamers, público e desenvolvedores para alavancar a comunidade 一 e, é claro, a solução.

A IOXtream decidiu usá-las para tornar as transmissões ao vivo dos criadores de conteúdo mais imersivas. Ou seja, eles possuem uma lista de NFTs parceiros que podem ser vendidos durante os streams 一 e, quando comprados, desencadeiam ações específicas na tela.

Entendo o receio de muitos em relação às NFTs, até porque já fui detrator do ativo. Só que não dá para negar o potencial da Web3 para gerar experiências e negócios inovadores. Novas tecnologias e paradigmas disruptivos sempre possuem valor, com o mercado sempre os direcionando para cumprir seu papel.

Foi o que aconteceu com as NFTs. E este mercado está ressurgindo para ter ainda mais impacto na sociedade. Que bom, né?

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da MyCryptoChannel.

Geral

Trump amplia vantagem sobre Kamala Harris na corrida presidencial, aponta Polymarket

Segundo a plataforma Polymarket, as chances de Trump vencer as eleições americanas são de 53%, contra 46% de Harris

quinta, 05 de setembro, 2024 - 15:15

Redação MyCryptoChannel

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Nesta quinta-feira (5), o republicano Donald Trump aumentou sua vantagem sobre a democrata Kamala Harris para sete pontos percentuais na plataforma de previsões Polymarket. As probabilidades de Trump vencer a eleição presidencial dos EUA em novembro agora são de 53%, contra 46% de Kamala, segundo a plataforma 

Esse é a maior porcentagem desde que atingiu brevemente o mesmo nível no dia 22 de agosto. Nos estados decisivos, Trump lidera sobre Harris no Arizona, Geórgia, Nevada e Pensilvânia, enquanto a democrata tem vantagem em Michigan e Wisconsin, conforme dados da Polymarket. 

Os números representam um aumento em relação à margem de três pontos percentuais observada na última segunda-feira (5). Kamala liderava as expectativas em agosto após assumir a candidatura democrata no lugar do presidente Joe Biden. 

As eleições dos EUA continuam sendo o maior mercado de previsão na Polymarket, com um volume de negociação que ultrapassa US$ 800 milhões. Porém, o Brasil também entrou nesse mercado.  

As eleições para a Prefeitura de São Paula já acumularam mais de US$ 134,472 em apostas, cerca de US$ 750 mil. O candidato do PRTB, Pablo Marçal, lidera com 48% das apostas. Ele é seguido por Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito da capital paulista, e Guilherme Boulos (PSOL), com 33% e 20%, respectivamente.  

  

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Eleições em São Paulo: Polymarket aponta vitória de Pablo Marçal

Com 48% de chances de vitória, Pablo Marçal lidera apostas em mercado preditivo, seguido por Ricardo Nunes e Guilherme Boulos

quarta, 04 de setembro, 2024 - 14:37

Redação MyCryptoChannel

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As eleições para a prefeitura da cidade de São Paulo já tiveram discussões em debate eleitoral, denúncia por uso de inteligência artificial (IA) e áudios vazados de candidatos. Agora, os eleitores estão apostando nos mercados preditivos para seus candidatos.  

Na última quinta-feira (29), o Polymarket, uma plataforma baseada em blockchain, abriu uma bolsa de apostas para a disputa, que já movimentou cerca de R$ 380 mil, cerca de US$ 68,6 mil,  

Os dados do Polymarket para a eleição da prefeitura de São Paulo mostram uma liderança do influencer e empresário Pablo Marçal (PRTB), com 48% de chances de vitória.  

Apostar em Marçal custa US$ 0,48, e na sua derrota, US$ 0,53. Aqueles que apostam contra Marçal podem obter retornos de 85% caso ele não seja eleito, enquanto quem aposta em sua vitória teria um retorno de 113%.  

O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), ocupa o segundo lugar com 33% de chances de reeleição. Sua vitória está sendo negociada por US$ 0,33, enquanto a derrota custa US$ 0,68. Um triunfo de Nunes pode render 203% sobre o valor apostado, enquanto seu fracasso proporcionaria um retorno de 47%. 

Guilherme Boulos (PSOL), candidato de oposição, está em terceiro lugar com 20% de chances de vitória. Apostar em sua vitória custa US$ 0,20, e em sua derrota, US$ 0,81. Se Boulos for eleito, os apostadores lucrariam 385%, e, caso ele perca, o retorno seria de 123%. Os demais candidatos aparecem com menos de 1% de chance de vitória. 

Esses dados são imprecisos e não refletem totalmente as porcentagens das eleições, já que são um recorte muito específico de público. A nova pesquisa da Datafolha saí na quinta-feira (4) e promete movimentar o cenário político da cidade. O levantamento ainda divulgará os resultados das capitais, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.  

>>> Veja o resultado da Pesquisa Datafolha que saiu dia 05/09/2024 <<<