quarta, 27 de novembro, 2024

CPI das Pirâmides Financeiras

A+ A-

Sheik das Criptomoedas fica em silêncio na CPI das Pirâmides Financeiras

Deputados se irritam com Francisley Valdevino da Silva e depoimento dura apenas 17 minutos

quinta, 03 de agosto, 2023 - 14:00

Redação MyCryptoChannel

Francisley Valdevino da Silva, conhecido como "Sheik das Criptomoedas", compareceu à CPI das Pirâmides Financeiras e usou seu direito constitucional para permanecer em silêncio, não respondendo a nenhuma pergunta dos deputados. O depoimento durou apenas 17 minutos, e ele fez sua única manifestação inicial, afirmando que suas operações não foram ilegais. 

O “Sheik” também usou o espaço para criticar o Ministério Público Federal de Curitiba, afirmando que “não é de hoje que as acusações desmedidas dos acusadores de Curitiba minam setores regulares de economia”, fazendo referência aos processos da Lava-Jato e absorção das decisões do juiz Sergio Moro contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Aureo Ribeiro, deputado pela Solidariedade/RJ e presidente da CPI, tentou conversar com Valdevino e afirmou que ele e “todos os outros que vivem de enganar pessoas terão nessa comissão o rigor necessário de apuração com todas as ferramentas disponíveis para que busquemos a robustez de provas suficiente dos crimes eventualmente praticados”. Mesmo com os deputados tentando argumentar com o suspeito, ele ficou calado durante toda a sessão.

O "Sheik das Criptomoedas" é acusado de liderar uma fraude com uso de criptomoedas que resultou em prejuízos de até R$ 1,15 bilhão a investidores e à sociedade entre 2019 e 2022. Ele ficou conhecido por ter vítimas conhecidas, como o cantor Wesley Safadão e a filha da Xuxa, Sasha Meneghel com a empresa Rental Coins. As investigações contra a Rental Coins começaram em 2022, após reclamações de clientes por saques travados.

Em outubro do mesmo ano, a Polícia Federal deflagrou a Operação Poyais, acusando o grupo de organizar um esquema internacional de lavagem de dinheiro por meio de uma pirâmide financeira com criptomoedas. Em dezembro de 2022, o Departamento de Justiça dos EUA formalizou acusações contra Francisley Valdevino da Silva por participação em esquemas de pirâmide com criptomoedas. 

O "Sheik" foi preso preventivamente em novembro de 2022, mas obteve liberdade em junho de 2023 devido à demora na abertura da instrução criminal. A CPI das Pirâmides Financeiras continuará investigando o caso e pode tomar medidas como a quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico.


 

Geral

Vou trabalhar no feriado do dia 20 de novembro? Entenda todas as regras

Trabalhadores que não folgarão terão direitos de recompensação em dobro

segunda, 18 de novembro, 2024 - 11:56

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

Nesta quarta-feira (20), o Brasil celebra pela primeira vez o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado nacional.  

A mudança foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ano passado, tornando o dia um marco oficial no calendário nacional. A 

Antes, o feriado era válido apenas em seis estados e cerca de 1,2 mil cidades, dependendo de leis municipais ou estaduais. 

Quem trabalha no feriado tem direitos?  

Embora seja feriado nacional, nem todos os trabalhadores poderão folgar. Isso ocorre porque a legislação trabalhista permite o funcionamento de setores considerados essenciais, como: 

  • Indústrias; 
  • Comércio; 
  • Transportes; 
  • Comunicações; 
  • Serviços funerários; 
  • Segurança, entre outros. 

Além disso, o trabalho no feriado pode ser permitido por meio de Convenções Coletivas de Trabalho, que são acordos feitos entre empregadores e sindicatos. 

Direitos garantidos no trabalho no feriado 

Se o trabalhador for escalado para trabalhar no feriado, ele tem direito a: 

  • Remuneração em dobro, caso não haja folga compensatória. 
  • Folga em outro dia, como compensação. 

A escolha entre pagamento extra ou folga é definida nos acordos coletivos ou em negociação direta entre empregador e funcionário. Ambas as partes precisam estar de acordo, e a compensação deve seguir a legislação. 

O que significa o feriado do 20 de novembro?  

A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou pela liberdade de escravizados no período colonial. 

Geral

Fila do INSS cresce 33% e programa de enfrentamento é prorrogado até dezembro

Medida visa reduzir a fila de espera de mais de 1,7 milhão de solicitações de benefícios previdenciários

quinta, 14 de novembro, 2024 - 15:30

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

Em uma ação diante do agravamento da fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prorrogou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. 

A medida foi oficializada nesta quinta-feira (14), com a publicação da Medida Provisória (MP) 1.273 em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). 

O programa, que teve início em novembro de 2023, tinha o objetivo inicialmente de reduzir o tempo de espera para a análise de benefícios previdenciários. Agora, ele foi estendido até o final deste ano.

Prorrogação do Enfrentamento à Fila da Previdência Social

O Programa de Enfrentamento à Fila do INSS foi criado com o objetivo de diminuir a sobrecarga de pedidos em análise e acelerar a concessão de benefícios como aposentadorias, pensões e auxílios. 

Inicialmente com duração de nove meses, o programa foi prorrogado por três meses, mas o aumento na demanda e a dificuldade em reduzir a fila fez com que fosse necessária uma nova prorrogação até dezembro de 2024. 

Crescimento da fila do INSS

Em setembro de 2024, o número de pessoas aguardando a análise de seus pedidos de benefícios superou a marca de 1,7 milhão. 

A fila, que havia mostrado uma diminuição nos primeiros meses do ano, voltou a crescer, refletindo uma alta de 33% em comparação com o trimestre anterior.

O Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS) revelou que, de julho a setembro, o número de pedidos pendentes aumentou em 445 mil, alcançando 1,8 milhão de solicitações. Esse volume é o maior desde julho de 2023. 

A demora na análise de processos também impactou o tempo médio de concessão dos benefícios, que subiu de 39 para 41 dias em setembro. Apesar da dificuldade em reduzir a fila, houve um aumento no número de concessões de benefícios. 

Em setembro, o INSS concedeu 622,2 mil benefícios, o que representou um aumento de 21,59% em relação ao mês anterior. O valor total dos benefícios concedidos também cresceu, somando R$ 1.126,4 milhões, um aumento de 22,98%.