A deputada democrata Maxine Waters, representante do partido Democrata pela Califórnia, expressou preocupações sobre a incursão do PayPal no espaço das stablecoins indexadas ao dólar. Em um comunicado escrito nesta quarta-feira (9), ela afirmou que a empresa deveria ter aguardado a aprovação regulatória federal antes de prosseguir com o projeto.
“Dado o tamanho e o alcance do PayPal, a supervisão federal e a aplicação de suas operações de stablecoin são essenciais.”, declarou Maxine. A gigante dos pagamentos revelou sua stablecoin, PYUSD, na segunda-feira, emitida na blockchain Ethereum pela Paxos.
Mesmo que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, tenha enfatizado o "papel robusto" do governo federal na regulamentação das stablecoins, a Paxos opera principalmente sob a supervisão do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York. Em abril, Waters também expressou surpresa com a estrutura regulatória de Nova York para stablecoins.
Na quarta-feira, ela ressaltou a necessidade de agências federais supervisionarem os emissores de stablecoins. Para ela “stablecoins representam a emissão de uma nova forma de dinheiro, tornando parte integrante da existência de proteções federais.”
As observações de Waters seguiram uma postagem de blog do Federal Reserve na terça-feira (8), prometendo orientações para os bancos dos EUA sobre a emissão de stablecoins. Além disso, abordando a manutenção de registros, regras de conhecimento do cliente (KYC) e a potencial irreversibilidade das transações.