A Meta lançou nesta semana a nova versão da Meta AI, um assistente de inteligência artificial com recursos avançados de criação de imagens e vídeos. No entanto, o Brasil está fora da lista dos 22 países que já podem aproveitar da ferramenta.
A decisão da empresa se deve a um impasse com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que tem levantado preocupações sobre a utilização de dados pessoais de brasileiros para o treinamento de ferramentas de inteligência artificial.
A nova versão da Meta AI, alimentada pelo modelo de linguagem Llama 3.1, oferece uma série de funcionalidades inovadoras, como a edição de vídeos e imagens, a criação de artes personalizadas e a capacidade de responder a perguntas complexas. A ferramenta "Imagine Me", por exemplo, permite que os usuários gerem imagens a partir de suas próprias ideias e descrições.
“A mais recente tecnologia de geração de imagens da Meta AI pega suas ideias criativas e as transforma em realidade. Use a Meta AI como sua parceira criativa para despertar inspiração, animar suas criações e realizar suas visões artísticas mais selvagens. E agora você pode se ver sob uma luz totalmente nova com o Imagine Yourself (Beta, somente nos EUA)”, afirma a página oficial da Meta AI.
Em nota, a Meta explicou que a indisponibilidade da Meta AI no Brasil se deve a "incertezas regulatórias" e que a empresa está trabalhando em colaboração com as autoridades locais para encontrar uma solução que permita o lançamento da ferramenta no país.