sábado, 19 de abril, 2025

Inteligência Artificial

A+ A-

CEO da OpenAI compartilha futuro positivo para a inteligência artificial (IA)

Sam Altman acredita que a tecnologia pode levar à pós-escassez

segunda, 15 de janeiro, 2024 - 11:05

Redação MyCryptoChannel

Em uma conversa recente com o poderoso da tecnologia Bill Gates, o CEO da OpenAI, Sam Altman, compartilhou suas perspectivas sobre o futuro da inteligência artificial (IA). Altman vê um futuro positivo para a inteligência artificial (IA), mesmo que ela supere a inteligência humana.

 

 

 O executivo disse que a IA criará um mundo de pós-escassez, onde os trabalhadores serão capazes de produzir mais com menos esforço. “Se pudermos entrar neste mundo de pós-escassez, nós encontraremos coisas novas para fazer”, disse Altman. 

 

 

Apesar dos desafios do setor, Altman acredita que os benefícios superam os riscos. “Embora estejamos abrindo mão de algo aqui, em certo sentido teremos coisas que serão mais inteligentes do que nós”, disse ele. 

 

 

“Muitas pessoas comentaram sobre o fato de que a equipe nunca se sentiu mais produtiva, ou mais otimista, ou melhor”, destacou ele.  

 

 

As reflexões de Altman apresentam uma perspectiva otimista sobre o futuro da IA. No entanto, ele reconhece que é importante estar preparado para os desafios que essa tecnologia pode trazer. “É, você sabe, irritante, motivador e divertido”, disse ele. “Mas nos leva a ser melhores, a fazer mais rápido e a fazer as coisas mais rápido.” 

Inteligência Artificial

OpenAI anuncia lançamento do GPT-4.5 e promete GPT-5

Sam Altman, CEO da OpenAI, revelou novos detalhes sobre os avanços da IA, incluindo o GPT-4.5, o último sem a função de "cadeia de pensamento"

quinta, 13 de fevereiro, 2025 - 13:25

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

O CEO da OpenAI, Sam Altman, revelou novas informações sobre os próximos avanços no campo da inteligência artificial, destacando o lançamento do GPT-4.5 e do GPT-5. 

Em publicação no X, antigo Twitter, a empresa quer “que a IA ‘simplesmente funcione’ para você; percebemos o quão complicados nossos modelos e ofertas de produtos se tornaram”. 

Segundo Altman, o GPT-4.5, também conhecido internamente como "Orion", será o último modelo a ser lançado sem a função de "cadeia de pensamento", um recurso que permitirá aos sistemas processar informações de forma mais fluida e lógica.

“Depois disso, um dos nossos principais objetivos será unificar os modelos da série 'o' e da série GPT, criando sistemas que possam usar todas as nossas ferramentas, saber quando pensar por um longo tempo ou não, e serem úteis para uma ampla gama de tarefas”, destacou Altman.

Novo modelo do Chat GPT

Altman detalhou que o GPT-4.5 será o último modelo a não incorporar a cadeia de pensamento. De acordo com o CEO da OpenAI, o lançamento do GPT-5 trará um sistema integrado que incorpora muitas das inovações tecnológicas da OpenAI, incluindo o “o3”. Com o GPT-5, a OpenAI não continuará a lançar o “o3” como um modelo independente.

Esse “o3” é o que se chama de modelo de raciocínio. Em janeiro, a empresa lançou o modelo "o3-mini", que visa aprimorar o raciocínio da IA, especialmente em tarefas complexas como matemática, programação e análise científica.

Assim, a inteligência artificial verifica suas respostas para gerar informações verdadeiras. 

Quem poderá acessar o GPT-5?

Altman também fez um anúncio importante em relação ao acesso ao GPT-5. 

Mesmo os usuários gratuitos poderão interagir com o novo modelo de IA, embora com certas limitações para evitar abusos. Usuários premium e pro terão acesso a uma versão mais avançada do GPT-5. 


 


 

Inteligência Artificial

Alibaba lança novo modelo de IA que supera GPT-4 e DeepSeek-V3

Depois do impacto da DeepSeek no mercado global de tecnologia, Qwen 2.5-Max, da Alibaba, promete ser ainda melhor

quarta, 29 de janeiro, 2025 - 15:26

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A Alibaba revelou nesta quarta-feira (29) o Qwen 2.5-Max, uma versão aprimorada de sua inteligência artificial que, de acordo com a empresa, superaria modelos de referência como o DeepSeek-V3 e o GPT-4.  

O lançamento, realizado no primeiro dia do Ano Novo Lunar, chama a atenção pelo momento incomum, quando grande parte da população chinesa está de folga, sugerindo a pressão exercida pela crescente competição da DeepSeek. 

“O Qwen 2.5-Max supera (…) quase todos os GPT-4o, DeepSeek-V3 e Llama-3.1-405B”, afirmou a empresa chinesa em anúncio foi feito pela unidade de computação em nuvem da Alibaba em sua conta oficial no WeChat.  

DeepSeek e a ascensão da startup 

A DeepSeek, uma startup focada em IA, foi um dos principais responsáveis por essa aceleração tecnológica.  

Apesar do impacto de suas inovações, a DeepSeek não é a única competidora. Logo após o lançamento do R1, outras gigantes da tecnologia, como a ByteDance (proprietária do TikTok), anunciaram a atualização de seus modelos de IA.  

A empresa afirmou que o novo modelo superava a IA o1 da OpenAI no teste AIME, que mede a capacidade dos sistemas de IA em lidar com instruções complexas. 

Impacto da DeepSeek 

O lançamento de seu assistente de IA, o DeepSeek-V3, em janeiro, impactou diretamente o Vale do Silício. A tecnologia foi desenvolvida a um custo estimado de apenas US$ 6 milhões, muito inferior aos investimentos milionários das big techs americanas.   

Utilizando chips menos avançados, o modelo da startup chinesa oferece resultados comparáveis ou até superiores. 

Isso fez com que ações de várias empresas do setor tecnológico apresentasse quedas nos últimos dias.