Agora é possível conversar com o ChatGPT. A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT anunciou que após meses de desenvolvimento e testes, o tão aguardado "Advanced Voice Mode" (AVM) está sendo liberado para um grupo de usuários.
Anunciado em maio desse ano, o AVM permite que os usuários interajam com o ChatGPT de forma mais natural e intuitiva, através de conversas em tempo real. A inteligência artificial responde às perguntas com uma voz similar à humana, capaz de simular diálogos espontâneos e até mesmo ser interrompida durante a fala.
A ideia de criar máquinas capazes de conversar de forma natural não é nova. Em 2018, o Google apresentou o Duplex, um sistema de inteligência artificial que podia ligar para empresas e agendar compromissos. Mesmo com as expectativas, o projeto foi encerrado, mas ele parece ter inspirado a OpenAI a desenvolver o AVM.
Apesar das demonstrações iniciais em março chocarem os usuários, a OpenAI ressalta a importância de priorizar a segurança. A empresa realizou testes com mais de 100 testadores em 45 idiomas diferentes, buscando identificar e mitigar possíveis riscos.
Para garantir a privacidade dos usuários, o modelo foi treinado para utilizar apenas quatro vozes predefinidas, e mecanismos de proteção foram implementados para bloquear conteúdos violentos ou com direitos autorais.
O lançamento do AVM está sendo feito de forma gradual, com a OpenAI adicionando novos usuários de forma contínua. A expectativa é que a ferramenta esteja disponível para todos os assinantes do ChatGPT Plus no outono do hemisfério norte.