Em meio a um processo movido por Elon Musk contra a OpenAI, uma série de e-mails do CEO da Tesla foram divulgados, revelando uma disputa entre as partes sobre os objetivos e o financiamento da empresa de inteligência artificial.
No processo, Musk acusa a OpenAI de se desviar de sua missão original de código aberto e focada na humanidade, ao licenciar o GPT-4 à Microsoft com fins lucrativos e restringir o acesso público à tecnologia. A OpenAI, por sua vez, publicou os e-mails como forma de se defender das acusações.
Os e-mails revelam diferentes visões sobre o futuro da OpenAI. Musk defendia um modelo de financiamento robusto, com um compromisso inicial de US$ 1 bilhão, para competir com empresas como o Google.
Ele também questionava a viabilidade do modelo de código aberto, argumentando que poderia prejudicar a empresa. “Parece-me que a OpenAI hoje está queimando dinheiro e que o modelo de financiamento não pode atingir a escala para competir seriamente com o Google”.
“Se não conseguirmos competir seriamente, mas continuarmos a fazer investigação abertamente, podemos de fato estar a piorar as coisas e a ajudá-los 'de graça', porque quaisquer avanços são bastante fáceis de copiar e incorporar imediatamente, em grande escala”.
Os documentos publicados também revelaram e-mails do cofundador Ilya Sutskever que também questionava sobre construir abertamente. Ele destacou que maus atores poderiam manipular a tecnologia.
“Se ocorrer uma decolagem difícil, e uma IA segura for mais difícil de construir do que uma insegura, então, ao [abrir] tudo, tornaremos mais fácil para alguém sem escrúpulos, com acesso a uma enorme quantidade de hardware, construir uma IA insegura, que experimentará uma decolagem difícil”, escreveu Sutskever.