O Elon Musk ameaçou na segunda-feira (11) banir dispositivos da Apple em suas empresas caso a empresa integre o ChatGPT da OpenAI em seus sistemas operacionais. A decisão, segundo Musk, seria uma "violação de segurança inaceitável".
Em um post no X, no antigo Twiiter, Musk afirmou que a integração da OpenAI nos sistemas da Apple representaria um risco à segurança dos dados dos usuários. "Se a Apple integrar a OpenAI no nível do sistema operacional, então os dispositivos Apple serão proibidos nas minhas empresas", declarou o CEO da Tesla e SpaceX.
As críticas de Musk se estendem à própria tecnologia da OpenAI. O bilionário questionou a capacidade da Apple de "proteger sua privacidade" ao utilizar uma ferramenta de terceiros que, segundo ele, a empresa não compreende totalmente. "Eles estão vendendo você por nada", disparou.
A polêmica surge após ao anúncio da Apple durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) 2024, na qual a empresa revelou a "Apple Intelligence". Trata-se de um conjunto de novos recursos de inteligência artificial (IA) generativa que serão lançados para o iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia no final de 2024.
Um dos recursos mais notáveis é a integração com o ChatGPT da OpenAI. O assistente de voz da Apple, Siri, poderá transmitir perguntas dos usuários para o ChatGPT quando necessário. A Apple garante que os usuários serão consultados antes do envio de qualquer dado e que a Siri apresentará a resposta diretamente.