A inteligência artificial (IA) está conquistando as empresas brasileiras. Uma nova pesquisa da Microsoft e da Edeman Comunicação revela que 74% das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) já utilizam a tecnologia. No entanto, 20% delas ainda enfrentam obstáculos para implementá-la com sucesso.
O estudo mostra um salto significativo no interesse pela IA. Quase metade (46%) das empresas investiram na tecnologia e planejam continuar injetando recursos. A IA já representa uma fatia considerável do orçamento de tecnologia das MPMEs, com uma média de 29%. Esse número sobe para 33% nas empresas de médio porte, demonstrando uma aposta maior em soluções avançadas.
“Quando uma tecnologia evolui, também surgem novas formas de ameaças cibernéticas e atuar na mitigação desses riscos precisa fazer parte das estratégias e investimentos das empresas”, afirmou a vice-presidente da Microsoft no Brasil, Andrea Cerqueira.
A pesquisa destaca uma ascensão meteórica da IA. Os investimentos nessa área dobraram de 27% para 47% entre 2022 e 2023, tornando a IA a segunda tecnologia mais utilizada pelas empresas, perdendo apenas para o armazenamento em nuvem (56%).
Os assistentes virtuais de atendimento e a economia de tempo de trabalho são as principais aplicações da IA nas empresas brasileiras. O uso para tradução de documentos, por exemplo, é mais comum em empresas de maior porte.