A Mercedes-Benz anunciou uma atualização de seu assistente virtual automotivo, o MBUX Virtual Assistant, que inclui um novo recurso de "perfis emocionais" e uma galeria NFT. O assistente virtual é alimentado por IA generativa e funciona no Sistema Operacional Mercedez-Benz de próxima geração (MB.OS).
A fabricante de automóveis alemã Mercedes-Benz apresentou seu MBUX Virtual Assistant atualizado na edição 2024 do Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas. O assistente virtual atualizado foi anunciado como a “interface mais humana com um Mercedes-Benz até agora”.
O diretor de tecnologia. na Mercedes-Benz, Markus Schäfer, disse que o MBUX Virtual Assistant aproveita um grande modelo de linguagem (LLM) para interagir com o motorista usando um dos quatro “perfis emocionais”, que são natural, preditivo, pessoal e empático.
“Através dos avanços na inteligência artificial, a Mercedes-Benz de amanhã conhecerá o seu condutor como nunca antes”, disse Schäfer. “Irá melhorar e complementar a vida dos nossos clientes – nos seus automóveis e também noutras áreas.”
O assistente MBUX será capaz de aprender as preferências do motorista e agir de acordo. Por exemplo, ele pode ligar automaticamente a estação de rádio preferida do motorista durante o trajeto matinal ou ativar os massageadores de assento e as luzes reduzidas durante a condução noturna.
A Mercedes também lançou um novo aplicativo automotivo chamado MBUX Collectibles, que permite aos motoristas exibir sua coleção de tokens não fungíveis (NFTs) no painel do veículo. O aplicativo é compatível com NFTs no blockchain Ethereum, incluindo os NFTs NXT da própria marca.
Os clientes da Mercedes poderão optar por não participar do programa de aprendizado do assistente virtual MBUX. Se optarem por participar, o assistente virtual aprenderá apenas com os dados do seu carro individual, sem compartilhar dados com outros motoristas. O MBUX Virtual Assistant atualizado será lançado no início de 2025.