O CEO da OpenAI, Sam Altman, revelou novas informações sobre os próximos avanços no campo da inteligência artificial, destacando o lançamento do GPT-4.5 e do GPT-5.
Em publicação no X, antigo Twitter, a empresa quer “que a IA ‘simplesmente funcione’ para você; percebemos o quão complicados nossos modelos e ofertas de produtos se tornaram”.
Segundo Altman, o GPT-4.5, também conhecido internamente como "Orion", será o último modelo a ser lançado sem a função de "cadeia de pensamento", um recurso que permitirá aos sistemas processar informações de forma mais fluida e lógica.
“Depois disso, um dos nossos principais objetivos será unificar os modelos da série 'o' e da série GPT, criando sistemas que possam usar todas as nossas ferramentas, saber quando pensar por um longo tempo ou não, e serem úteis para uma ampla gama de tarefas”, destacou Altman.
Novo modelo do Chat GPT
Altman detalhou que o GPT-4.5 será o último modelo a não incorporar a cadeia de pensamento. De acordo com o CEO da OpenAI, o lançamento do GPT-5 trará um sistema integrado que incorpora muitas das inovações tecnológicas da OpenAI, incluindo o “o3”. Com o GPT-5, a OpenAI não continuará a lançar o “o3” como um modelo independente.
Esse “o3” é o que se chama de modelo de raciocínio. Em janeiro, a empresa lançou o modelo "o3-mini", que visa aprimorar o raciocínio da IA, especialmente em tarefas complexas como matemática, programação e análise científica.
Assim, a inteligência artificial verifica suas respostas para gerar informações verdadeiras.
Quem poderá acessar o GPT-5?
Altman também fez um anúncio importante em relação ao acesso ao GPT-5.
Mesmo os usuários gratuitos poderão interagir com o novo modelo de IA, embora com certas limitações para evitar abusos. Usuários premium e pro terão acesso a uma versão mais avançada do GPT-5.