A OpenAI anunciou na quinta-feira (18) o lançamento do "GPT-4o mini", uma versão mais acessível e compacta do seu modelo de linguagem de última geração, o GPT-4. O objetivo da empresa é tornar mais acessível o acesso à tecnologia de IA, permitindo que mais pessoas e empresas possam se beneficiar do serviço.
O GPT-4o mini é "uma ordem de magnitude mais acessível do que os modelos de ponta anteriores" e "mais de 60% mais barato do que o GPT-3.5 Turbo", de acordo com a OpenAI.
Apesar do preço reduzido, o GPT-4o mini não compromete o desempenho. A OpenAI afirma que o modelo supera o GPT-3.5 Turbo e outros modelos menores em benchmarks acadêmicos de inteligência textual e raciocínio multimodal.
Além disso, ele suporta a mesma gama de idiomas que o GPT-4o, o que significa que pode ser usado para uma ampla variedade de tarefas, como tradução e geração de texto.
No momento, o GPT-4o mini suporta apenas texto e visão, mas a OpenAI já anunciou que o suporte para áudio e vídeo estará disponível em breve.