quinta, 21 de novembro, 2024

Inteligência Artificial

A+ A-

Presidente da SEC alerta para riscos da IA nos mercados financeiros

Gary Gensler mostra preocupação com fraudes e manipulações no setor financeiro

quinta, 07 de dezembro, 2023 - 15:08

Redação MyCryptoChannel

Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), alertou mais uma vez na quarta-feira (6) para os riscos da inteligência artificial (IA) nos mercados financeiros. Gensler disse que a IA tem o potencial de ser usada para fraudar investidores e manipular mercados. 

 

 

"Não se deve fazer lavagem verde e não se deve lavar a IA - não sei mais como dizer isso", disse Gensler durante um evento de IA em Washington, DC. "Se você está arrecadando dinheiro do público, se está oferecendo e vendendo valores mobiliários, você está sujeito às leis de valores mobiliários e fornece divulgação completa, justa e verdadeira, e os investidores podem decidir”. 

 

 

Gensler apontou o potencial para os desenvolvedores de IA incluírem preconceitos pessoais e conflitos de interesse nos dados de treinamento da tecnologia. Outro ponto que ele trouxe foram os perigos de depender de conjuntos de dados uniformes ou centralizados, que poderiam levar à instabilidade do mercado devido à falta de diversidade na tomada de decisões.

 

 

"Se você tem grandes partes do mercado dependendo de um conjunto de dados, de dados hipotecários", disse Gensler. "O efeito prejudicial pode nos tirar de um penhasco inadvertido."

 

 

O presidente da SEC também expressou preocupação com o impacto adverso da IA generativa, em setembro, que pode ser usada para criar deepfakes, vídeos ou áudio falsos que podem ser usados para manipular investidores. "Se você está usando IA e fazendo deepfakes no mercado, isso é um risco real para os mercados", disse Gensler.


 

Inteligência Artificial

Eduardo Paes promete inovação tecnológica e avanço de IA no Rio de Janeiro

Descubra como o prefeito Eduardo Paes está transformando o Rio de Janeiro em um polo de inovação e tecnologia

sexta, 11 de outubro, 2024 - 17:40

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

Além das lindas paisagens, o Rio de Janeiro poderá entrar em uma nova era de inovação tecnológica sob a liderança do prefeito reeleito Eduardo Paes (PSD). O político quer transformar a cidade em um hub global de tecnologia.  

"Queremos posicionar o Rio como a capital da inovação da América Latina, pois quando você olha para as cidades mais desenvolvidas do mundo, todas investem em tecnologia e inovação", declarou Paes em entrevista à Forbes Brasil. 

Entre os principais projetos de sua gestão está o Porto Maravalley, um centro de tecnologia que já abriga cerca de 100 empresas. A proposta é não apenas atrair mais negócios, mas também integrar ciência de dados e inteligência artificial (IA) na administração pública.  

Ele ainda quer continuar com um dos pilares de sua administração anterior de fomentar parcerias com o setor privado para impulsionar o desenvolvimento econômico no Rio.  

A administração de Paes tem se destacado pela adoção de IA e análise de dados nas áreas de segurança pública e gestão de riscos climáticos.  

“Quando retornei à prefeitura, em 2021, uma das primeiras coisas que fizemos foi criar o Escritório de Dados, um centro de pesquisa, educação e visualização de dados”, relatou o prefeito.  

Por isso, a administração da cidade lançou “projetos com IA, como um que detecta alagamentos em tempo real usando imagens das mais de 3.500 câmeras instaladas pela cidade”.  

Para Paes, a IA pode “ser uma ferramenta poderosa para a redução da violência”.  

O lançamento da Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio à Segurança Pública (CIVITAS) pretende utilizar dados e imagens de câmeras de segurança para criar um "cerco inteligente" aos criminosos. 

Inteligência Artificial

OpenAI pede rejeição de processo de Elon Musk e acusa bilionário de "assédio legal"

Empresa acusa o bilionário de utilizar o sistema legal para assediar a OpenAI e obter vantagem competitiva

quarta, 09 de outubro, 2024 - 18:39

Redação MyCryptoChannel

Continue Lendo...

A OpenAI entrou com uma moção na terça-feira (8) pedindo a rejeição do processo movido por Elon Musk, alegando que o bilionário está utilizando o sistema judicial para "assediar" a empresa.  

Musk iniciou o processo contra a OpenAI em fevereiro, argumentando que a empresa se desviou de suas origens "sem fins lucrativos". No entanto, Musk retirou a ação em junho, apenas para entrar com uma nova ação em agosto. 

O processo alega que o CEO da OpenAI, Sam Altman, e a empresa manipularam Musk para cofundar a OpenAI, que ele agora alega ter se tornado um empreendimento lucrativo, contrariando suas intenções originais.  

De acordo com o documento apresentado pela OpenAI em 9 de outubro, a empresa está solicitando ao juiz responsável pelo caso que o rejeite.  

A equipe jurídica da OpenAI argumenta que Musk está utilizando o sistema legal para assediar a empresa e que as alegações do bilionário não possuem mérito legal. 

Segundo a moção da OpenAI, o processo de Musk é “o último movimento na campanha cada vez mais arrogante de Elon Musk para assediar a OpenAI em benefício de sua própria vantagem competitiva”. 

Para a empresa, “Musk uma vez apoiou a OpenAI” em sua missão “mas abandonou o empreendimento quando sua tentativa de dominá-lo falhou”.  

“Desde que lançou uma empresa concorrente de inteligência artificial, a xAI, Musk tem tentado usar o sistema judicial para obter uma vantagem”, afirmou a OpenAI. Uma audiência está marcada para o dia 12 de novembro no tribunal federal em Oakland, Califórnia.