O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que começará a rotular automaticamente o conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) na plataforma. A medida proteger os usuários de “maus atores que usarão o AIGC para enganar outras pessoas intencionalmente”.
Para isso, o TikTok revelou sua parceria com a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), se tornando a primeira plataforma de compartilhamento de mídia a implementar a tecnologia de Credenciais de Conteúdo da organização.
Essa tecnologia permite anexar metadados ao conteúdo, facilitando o reconhecimento e a rotulagem instantânea de AIGC (Artificial Intelligence Generated Content) pelo sistema do TikTok.
A nova iniciativa complementa a exigência já existente de que os criadores de conteúdo rotulem AIGC realista e conteúdo produzido com efeitos de IA do próprio TikTok.
A rotulagem automática, por sua vez, se concentrará em conteúdo gerado por IA de outras plataformas, inicialmente apenas em imagens e vídeos, com planos de expansão para conteúdo de áudio no futuro.
“Com a vasta comunidade de criadores e usuários do TikTok em todo o mundo, estamos entusiasmados em recebê-los no C2PA e no CAI enquanto embarcam na jornada para fornecer mais transparência e autenticidade na plataforma”, disse Conselheira Geral e Diretora de Confiança da Adobe, Dana Rao.