Os usuários do TikTok poderão se deparar com uma nova onda de anúncios, desta vez protagonizados por avatares digitais gerados por inteligência artificial (IA) em breve. A plataforma de vídeos curtos anunciou na segunda-feira (17) a expansão do seu conjunto de anúncios Symphony, introduzindo "avatares de um banco de dados" e um recurso de "dublagem por IA".
Os novos avatares são gerados a partir de filmagens de atores reais, que recebem pagamento e licenciamento para uso comercial. Com essas imagens, as marcas podem selecionar vozes e sotaques movidos por IA para ler roteiros, que também podem ser gerados automaticamente pela tecnologia de IA do TikTok.
Um vídeo de demonstração mostra como uma ferramenta de conversão de texto em fala pode dublar os atores com vozes em diversos idiomas, sincronizando os movimentos da boca com o idioma escolhido.
O TikTok revelou que a ferramenta suporta dez idiomas e dialetos, incluindo inglês, espanhol, japonês e coreano. A tecnologia é capaz de detectar o idioma de entrada e fazer a dublagem no idioma desejado pelos usuários, facilitando a localização de conteúdo para diferentes mercados.
Para garantir a transparência, o TikTok afirmou que todos os vídeos criados com suas ferramentas de IA serão automaticamente rotulados como gerados por IA. A plataforma divulgou um vídeo de demonstração onde criadores clonados por IA aparecem com uma pequena caixa com o rótulo no canto inferior.