Kabosu, a cachorra da raça Shiba Inu que se tornou um meme e inspirou o lançamento da criptomoeda Dogecoin (DOGE) em 2013, faleceu aos 13 anos. A notícia foi confirmada nesta sexta-feira (24) por sua dona, Atsuko Sato, em um comovente post em seu blog.
Sato é uma professora de jardim de infância de 62 anos que mora na cidade de Sakura, no Japão. Ela compartilhou um poema em homenagem à sua companheira. "Às 7h50, caí em um sono profundo", diz uma tradução do poema.
Kabosu conquistou a internet em 2010, quando suas fotos foram postadas online por Sato. As imagens da cachorrinha com suas orelhas erguidas e rosto expressivo se tornaram virais, inspirando uma enxurrada de memes e apelidos carinhosos como "Doge".
Em 2013, a figura de Kabosu deu origem ao Dogecoin, uma criptomoeda criada por Jackson Palmer como uma brincadeira, mas que logo ganhou valor real. Em maio de 2021, o Dogecoin atingiu seu pico histórico, valendo US$ 0,7316, impulsionado em parte pelo apoio da comunidade r/WallStreetBets no Reddit.
Kabosu também inspirou outras meme coins, como Shiba Inu e Floki Inu. Desde ontem, o DOGE avançou 5,45$ a US$ 0,1654.