O rapper Kanye West, também conhecido como Ye, está se aventurando no mundo das criptomoedas com o lançamento de sua própria memecoin, chamada YZY.
A informação foi confirmada pelo portal CoinDesk, que obteve detalhes do projeto por meio de fontes próximas ao artista.
O CoinDesk obteve as informações sobre o token de um funcionário que enviou os detalhes sem aviso prévio e solicitou embargo sobre a publicação.
O portal, no entanto, não concordou com o pedido e confirmou as informações com três fontes antes de divulgar a notícia.
Assim, o anúncio do lançamento do YZY surpreendeu o mercado, principalmente após Ye ter negado, há menos de duas semanas, a possibilidade de criar uma memecoin, afirmando que esse tipo de ativo "preda os fãs".
O token, que servirá como meio de pagamento para produtos do rapper, traz uma estrutura de tokenomics em que 70% das reservas ficarão com Ye, 10% serão destinadas à liquidez e 20% serão disponibilizadas para investidores e o público em geral.
Polêmicas Kanye West
A virada de postura se dá em meio a uma série de declarações controversas feitas pelo rapper, que recentemente declarou ser nazista e passou a comercializar camisetas com a suástica, o que gerou uma onda de críticas e levou a Shopify a retirar sua loja online do ar.
Além disso, a Adidas e a Balenciaga romperam contratos com Kanye West em 2022 após suas declarações de teor nazista, e sua agência de talentos também interrompeu sua colaboração com o artista.