Uma pesquisa realizada pela Token Sniffer mostra que nos últimos dias foram criados pelo menos 30 memecoins ligadas a Barbia. Porém, esses mesmos dados apontam que a maioria desses tokens são tentativas de golpes.
A maior parte desses tokens são criados nas redes Ethereum, Arbitrum e BNB Chain e receram nomes como: BARBIE INU, KEN, BARB, BARBIE SWOON, BARBIE SWAP, BARBIE PINK, ArbiBarbie. Entretanto, durante a auditoria automatizada dos contratos inteligentes desses tokens realizada pelo Token Sniffer, a análise mostra um conjunto significativo de alerta, sugerindo que muitos desses projetos podem estar envolvidos em tentativas de golpes.
Um dos pontos levantados pela Token Sniffer é a alta concentração da oferta de tokens nas mãos dos criadores. Esse acumulo levanta a suspeita de pump and dump, tipo de fraude em que os responsáveis por uma criptomoeda disseminam informações falsas para atrair investidores e induzi-los a comprar os ativos. Após isso, os criadores despejam os tokens no mercado e realizam o lucro às custas dos investidores.
Além disso, a empresa também ressalta a preocupação com a baixa liquidez desses tokens. Dessa forma, a venda desses tokens no mercado se dificulta, prejudicando o retorno sobre o investimento.
Muitos desses memecoins são anunciados pelo Telegram e Twitter, como é o caso do perfil @BarbieMemeCoin que tinha previsão para lançamento nessa sexta-feira (21). O projeto se diz inspirado pelo filme da Barbie, mas não possui uma associação com o produto em si.