A Marathon Digital Holdings, uma das maiores mineradoras de Bitcoin (BTC) do mundo, está expandindo sua presença no Paraguai com um novo projeto de mineração de 27 megawatts movido a energia hidrelétrica.
A empresa, com sede na Flórida, fez parceria com a Penguin Infrastructure Holding para construir uma nova operação perto da barragem de Itaipu, no Paraguai. Segundo a Marathon, o plano é atingir 1,1 exahash por segundo (EH/s) de potência computacional até o início do próximo ano.
A expansão no Paraguai é parte dos esforços da Marathon para diversificar sua presença geográfica e reduzir seus custos de mineração. O país produz cerca de 32 terawatts-hora de energia excedente por ano, o que o torna um destino atraente para as mineradoras de BTC.
"Ao diversificarmos geograficamente, temos a oportunidade de melhorar nossas margens, reduzir o risco de concentração nos nossos negócios e descentralizar ainda mais a taxa de hash da rede Bitcoin", afirmou Charlie Schumacher, vice-presidente de comunicações corporativas da Marathon.