Na semana passada, o Jackson Pollock Studio, lançou uma coleção de arte que inclui NFTs e obras físicas contendo os “respingos” de Pollock no seu estúdio. As obras imortalizam o chão da área de trabalho do artista expressionista e abstrato dos Estados Unidos.
Pollock morreu com 44 anos em 1956, e foi uma referência no movimento do expressionismo e abstrato no mundo, com uma técnica única de pintura por gotejamento. O artista é responsável por artes renomadas como: Autumn Rhythm: Number 30 (1950) e Mural (1944).
Para homenagear a vida e obras de Pollock, “Beyond the Edge” foi lançada em parceria com a plataforma de arte digital Iconic Moments. As artes digitais mostram respingos de tinta que caíram quando o artista trabalhava em suas obras-primas como Blue Poles e Convergence, ambas de 1952.
Os lucros obtidos ajudarão ao museu a se manter, mas também a preservar o próprio piso do ambiente de trabalho do artista. Já que a construção é de “madeira e é vulnerável a cupins, chuva e desgaste” de acordo com a diretora do estúdio, Helen Harrison
A coleção estreia com 500 NFTs, capturando quatro perspectivas únicas do piso do estúdio. Cada NFT é acompanhado por uma impressão física, em relevo e numerada à mão no próprio Jackson Pollock Studio. As artes estarão disponíveis para venda por 0,8 ETH (aproximadamente US$ 1.525). A oferta inicial é restrita à comunidade de membros do Iconic Moments e colecionadores de projetos NFT parceiros, como divulgado ao Decrypt.