Nathanial Chastain, anteriormente responsável pelas operações de listagem de NFTs na OpenSea, enfrenta uma sentença de três meses de prisão após uma decisão do tribunal de Nova York, desta terça-feira (22). O ex-gerente da OpenSea foi considerado culpado por crimes de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, sendo um marco significativo no setor de NFT como o primeiro caso confirmado de insider trading.
O julgamento de Chastain, que teve início em maio, concluiu com a decisão do júri que resultou em sua condenação. As acusações eram relacionadas a seu aproveitamento de informações privilegiadas para obter ganhos financeiros ilícitos.
Entretanto, os promotores buscaram uma sentença mais longa, sugerindo um período de 21 a 27 meses de prisão para Chastain. A dificuldade em determinar com precisão seus lucros ilegais estão relacionadas à volatilidade do valor dos rendimentos em Ethereum (ETH) que ele acumulou, seguindo as flutuações do mercado.
Em 2022, o FBI falou que Chainstain havia conseguido cerca de US$ 50 mil “usando seu conhecimento de informações confidenciais para comprar dezenas de NFTs antes de serem apresentados na página inicial da OpenSea”. A defesa do ex-gerente afirmou que o caso era injutsto,