Um juiz federal dos Estados Unidos ordenou que Ryder Ripps e Jeremy Cahen paguem quase US$ 1,6 milhão em danos à Yuga Labs, criadora da coleção de NFTs Bored Ape Yacht Club (BAYC). A decisão, proferida em 25 de outubro, encerra um processo de longa data que começou em junho de 2022.
Yuga Labs processou Ripps e Cahen por violação de propriedade intelectual. A empresa alegava que os dois criadores de NFTs estavam vendendo tokens não fungíveis que imitavam o design e a marca do BAYC. Segundo a Yuga Labs, isso causou danos à sua reputação e desvalorizou a coleção original.
"A conduta dos réus durante a pendência deste litígio justifica a conclusão de que este é um caso excepcional", disse o juiz em sua decisão. "Os réus foram obstrutivos e evasivos durante seus depoimentos e durante seu depoimento no julgamento, o que complicou desnecessariamente estes processos."
Além disso, o juiz argumentou que "a força da posição litigiosa de Yuga torna este caso excepcional em comparação com a maioria dos outros casos de violação de marca registrada”.