Criptomoedas

Volumes de negociação de criptomoedas atingem mínimos anuais no 2T23

Recuos ocorrem em meio a um aumento da repressão regulatória nos últimos meses

15 JUN 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h09
Foto: Reprodução (Kanchanara / Unsplash)

Os volumes de negociação de criptomoedas registraram uma queda significativa no segundo trimestre deste ano, alcançando mínimos anuais, de acordo com dados da Kaiko. Os volumes médios diários para os dez principais tokens (excluindo stablecoins) totalizaram US$ 10 bilhões durante esse período, representando uma queda em relação aos US$ 18 bilhões registrados no primeiro trimestre.

Essa diminuição nos volumes de negociação ocorre em meio a um aumento da repressão regulatória nos últimos meses, o que pode ter levado traders e criadores de mercado a adotarem uma postura mais cautelosa.

Um exemplo recente disso é que a Binance e a Coinbase, duas das maiores exchanges de criptomoedas do mercado, enfrentaram ações judiciais movidas pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos na semana passada.

Essa redução nos volumes de negociação reflete uma maior aversão ao risco por parte dos participantes do mercado, que estão aguardando mais clareza e estabilidade regulatória antes de retomar as negociações em larga escala. O ambiente regulatório incerto tem impactado diretamente o setor de criptomoedas, resultando em uma desaceleração temporária nas atividades de trading.

Embora seja importante ressaltar que a volatilidade e as flutuações nos volumes de negociação são características comuns do mercado de criptomoedas, o atual contexto regulatório desempenhou um papel significativo nessa redução. Os investidores e traders estão atentos às decisões regulatórias em andamento e esperam por um ambiente mais seguro e regulamentado antes de aumentarem suas atividades de negociação.