BlackRock envia documento para SEC da criação de um ETF de Bitcoin (BTC)
Fundo terá seus ativos compreendidos principalmente por BTC mantido por um custodiante em nome do Trust
16 JUN 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 09h00A unidade iShares, pertencente à gigante de gestão de fundos BlackRock (BLK), submeteu a documentação à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos na tarde da última quinta-feira (15) para a criação de um ETF de Bitcoin (BTC).
Segundo o documento, o fundo, que receberá o nome de iShares Bitcoin Trust, terá seus ativos compreendidos principalmente por BTC mantido por um custodiante em nome do Trust. A exchange de criptomoedas Coinbase será a responsável pela custódia dos ativos, conforme mencionado no documento.
Na quinta-feira, a CoinDesk reportou a intenção da BlackRock de solicitar em breve um ETF de BTC. Embora a SEC tenha aprovado uma série de ETFs de BTC baseado em futuros, é importante ressaltar que a agência rejeitou notavelmente outras tentativas de empresas de gestão de fundos de lançar um fundo à vista, incluindo Grayscale, VanEck e WisdomTree.
No entanto, a BlackRock pode enfrentar uma resposta diferente por parte da SEC. Sendo a maior gestora de ativos do mundo, com mais de US$ 10 trilhões em ativos sob gestão (AUM), a empresa e seu CEO, Larry Fink, possuem poder político considerável, podendo equiparar-se ao da SEC e de seu líder, Gary Gensler.
A iniciativa da BlackRock em lançar um ETF de Bitcoin é um reflexo do crescente interesse institucional na criptomoeda líder de mercado. A criação de um ETF de BTC poderia abrir caminho para uma maior adoção e investimento institucional no mercado de criptomoedas, proporcionando aos investidores uma maneira mais fácil e regulamentada de acessar exposição à moeda.