Criptomoedas

Marco legal das criptomoedas: Coinspaid analisa cenário atual de ativos digitais no Brasil

25 JUN 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 10h00
Foto: Reprodução (Orlando Santana / Unsplash)

De acordo com Rafael Brunacci, Gerente de Desenvolvimento de Negócios no Brasil da Coinspaid, a decisão do governo de nomear o Banco Central como o responsável pela continuidade da implementação da regulação das criptomoedas é conservadora e, ao mesmo tempo, inovadora.

"Quando o órgão que regula o mercado financeiro tradicional recebe a incumbência de regular o mercado de criptomoedas entendemos que pode haver um possível conflito de interesse entre os dois mundos. Mas, por outro lado, esta decisão coloca o Brasil na frente de todos os outros países da América Latina no que tange a regulamentação deste inovador mercado", afirma Brunacci.

Rafael ainda comentou que a próxima etapa de criação da agência reguladora e emissão das licenças para operar criptoativos e demais medidas de controle é vista com bons olhos. Porém, é importante adotar um olhar à frente do mercado para acompanhar a rápida evolução contínua do segmento, sem que isso desestimule a utilização destes ativos pelas pessoas no cotidiano.

Comparando o cenário daqui do Brasil com a regulação de criptomoeda de El Salvador, que adotou o Bitcoin como moeda oficial, Rafael informou que o arcabouço regulatório brasileiro se mostra bem mais complexo, tendo em vista que impactará um número bem maior de novos usuários dos ativos.