Probabilidade de aprovação de ETF de Bitcoin pela SEC é alta, aponta relatório
De acordo com analistas, Comissão de Valores Mobiliários acredita que um fundo negociado em bolsa de BTC à vista não seria confiável porque corretoras, como a Coinbase, não estão sob sua regulamentação
3 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 09h01Segundo um relatório de pesquisa divulgado pela corretora Bernstein nesta segunda-feira (3), a posição da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em relação aos fundos negociados em bolsa (ETF) de Bitcoin (BTC) spot é desafiadora e a probabilidade de aprovação é bastante alta.
O relatório destaca que a SEC já havia autorizado ETFs de BTC e, recentemente, aprovou fundos baseados em alavancagem. Essas aprovações foram baseadas na premissa de que os preços futuros são provenientes de uma bolsa regulamentada, como a CME.
De acordo com analistas liderados por Gautam Chhugani, a SEC acredita que um ETF de Bitcoin à vista não seria confiável porque as bolsas de criptomoedas à vista, como a Coinbase, não estão sob sua regulamentação. Portanto, a SEC considera os preços à vista como não confiáveis e suscetíveis a manipulação.
Apesar de receber inúmeras solicitações, o regulador ainda não aprovou um ETF de Bitcoin à vista. No mês passado, uma unidade da Blackrock entrou com a documentação para a criação de um ETF, o que motivou outros gestores de ativos, como a Invesco e a Wisdom Tree, a solicitar ou reaplicar um produto.
Além disso, o relatório menciona a oferta da Grayscale para converter seu Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF, que atualmente está em processo perante um tribunal de apelações.
Essas informações indicam que a probabilidade de aprovação de um ETF de Bitcoin pela SEC é considerada alta, especialmente considerando as aprovações anteriores. Ainda assim, a comissão continua avaliando cuidadosamente a questão da confiabilidade dos preços à vista e busca garantir a proteção dos investidores antes de tomar uma decisão final.