Corretoras

Mercado Bitcoin lança MB Startups, plataforma de investimento participativo

Empresa expande seu portfólio e democratiza acesso a investimentos em startups para o público com novidade

3 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h09
Foto: Reprodução (drobotdean / Freepik)

O MB (Mercado Bitcoin), a maior exchange de ativos digitais da América Latina, anuncia o lançamento do MB Startups, sua nova unidade de negócios dedicada a produtos e soluções para captação de investimento participativo. A plataforma é responsável por realizar a curadoria e seleção de startups em busca de recursos, conectando-as a aceleradoras especializadas no ecossistema e a investidores que buscam rentabilidade e diversificação de portfólio por meio de empresas promissoras.  

O MB percebeu que a dor no mercado de investimento em projetos, startups e em pequenas e médias empresas não afetava apenas pessoas físicas, mas também instituições que organizam captações”, diz Reinaldo Rabelo, CEO do MB.  

Com uma estrutura completa para captação de investimento participativo e focada em startups em estágio inicial, o MB Startups visa, portanto, proporcionar padronização, organização, segurança e governança nas operações. Recomendado para perfis arrojados e voltados para o longo prazo, podem fazer aplicações tanto aqueles já familiarizados com financiamento coletivo quanto o público que procura por alternativa aos ativos tradicionais.  

"Ao utilizar o MB Startups para o cadastro de investidores e ofertas, as possibilidades são vastas porque cuidamos desde a seleção e gestão de ativos até a garantia e segurança da liquidação. Com isso, conseguimos organizar de forma eficiente o processo de captação, diligência e controle de titularidade das empresas em que se investe, além de facilitar as negociações subsequentes e os pagamentos de proventos ou eventos de liquidez", diz Rabelo. 

Investir em companhias em fase inicial oferece a vantagem de um grande potencial de expansão, embora também envolva riscos. Por isso, visando a maior segurança dos clientes, as startups interessadas devem passar por um rigoroso processo de solicitação, que consiste no envio de um formulário e na avaliação de requisitos como histórico, diligência, engajamento dos fundadores, além da análise do nível de preparação para participarem de rodadas de captação.  

A plataforma realiza ofertas públicas conforme a regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e já possui parcerias estratégicas com empresas do ecossistema de startups, como o Distrito, a Fisher e a Gear Ventures, que reconhecem o potencial do MB Startups como um ambiente especializado na gestão de investimentos e de patrimônio e pretendem aproveitar seus benefícios para criar conexões, escalar inovações e impulsionar seu crescimento. A Gear Ventures, inclusive, já realizou uma captação privada para aporte de R$ 10 milhões na startup Pacific Sec, especializada em cibersegurança.