Banco da Dinamarca é ordenado para desfazer participações em criptomoedas após regulamentação
Saxo Bank negociou criptos para sua conta como forma de mitigar riscos associados à oferta de outros produtos financeiros
5 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 10h33O Saxo Bank, com sede na Dinamarca, recebeu uma ordem para se desfazer de suas próprias participações em criptomoedas, segundo a Autoridade de Supervisão Financeira da Dinamarca. A negociação proprietária de criptoativos por parte dos bancos não é legal no país, informou o órgão nesta quarta-feira (5).
O banco negociou de criptomoedas para sua própria conta como uma forma de mitigar riscos associados à oferta de outros produtos financeiros. No entanto, a atividade em si não é permitida para instituições financeiras dinamarquesas, conforme destacou o regulador.
A questão em torno da negociação de criptoativos pelo Saxo Bank está relacionada à falta de regulamentação atualmente em vigor. A regulamentação cripto da União Europeia, conhecida como regulamentação dos mercados de criptoativos (MICA), só entrará em vigor a partir de 30 de dezembro de 2024. Portanto, a negociação proprietária do Saxo Bank não está sujeita a regulamentação neste momento.
Vale ressaltar que o Saxo Bank continua a oferecer serviços de negociação de criptomoedas para seus clientes, fornecendo acesso a produtos negociados em bolsa relacionados a criptoativos. No entanto, essas transações são conduzidas por meio de pares fiduciários, como o dólar americano, o euro e o iene japonês. O banco não permite financiamento ou saque em criptomoedas.
Essa medida regulatória destaca a importância da conformidade e da regulamentação em relação às atividades financeiras envolvendo criptomoedas. Com a entrada em vigor da regulamentação MICA da União Europeia no final de 2024, espera-se que haja um ambiente mais claro e estruturado para a negociação de criptoativos, trazendo maior segurança e proteção para os investidores.