Criptomoedas

Banco de Compensações Internacionais diz que é ameaça o uso em larga escala de criptomoedas

Pesquisa lançada pelo banco também trata sobre os países criarem suas próprias moedas digitais

10 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 18h19
Reprodução BIS

Em relatório emitido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), nessa segunda (10), o aumento dos pagamentos por criptomoedas foi discutido. Segundo a organização, o uso em larga escala de ativos digitais indica uma ameaça à estabilidade financeira. 

O BIS é uma instituição global que conta com a liderança de 63 grandes bancos centrais ao redor do mundo, incluindo o do Brasil desde 1997. De acordo com a pesquisa, dobrou o número de Bancos Centrais com intenção de lançar suas moedas digitais desde o ano passado. 

A central bank digital currency (CBDC) ou moeda digital do banco central são ativos digitais das moedas de determinada zona econômica, ou de algum país. As CBDCs são emitidas pelo banco central da região, como na Jamaica, Caribe e Nigéria. A pesquisa do BIS mostra que com a difusão de stablecoins e outros criptoativos, 60% dos bancos centrais afirmaram que há uma aceleração nos estudos de sua própria moeda digital. 

Apesar do crescimento mundial das criptomoedas, ainda há um certo receio dos bancos para os ativos digitais. Mesmo que 93% dos bancos centrais investiguem as CBDCs, a maioria ainda, não pretendem emitir uma moeda respaldada pelo Estado.