Suspeito de roubar NFTs é preso nos Estados Unidos
Soufiane Oulahyane criou site falso de OpenSea e roubou dados dos usuários
11 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h31Na segunda (10), autoridades dos Estados Unidos prenderam o suspeito de criar site falso de OpenSea e roubar NFTs. Soufiane Oulahyane, de 25 anos, está sendo processado por roubar um total de US$ 450 mil em NFTs, equivalente à cerca de R$ 2,2 milhões na cotação atual.
Segundo informações fornecidas pelas autoridades norte-americanas, Oulahyane criou o site falso da OpenSea e enganou as vítimas para que compartilhassem suas senhas. Assim, o suspeito obtinha as senhas que dão acesso às carteiras de criptoativos reais dos usuários da OpenSea.
Além disso, Oulahyane também está sendo acusado de roubar criptomoedas de um investidor individual. Após ter esses dados, o suspeito procedeu à venda de 39 dos NFTs na plataforma OpenSea legítima, incluindo um dos exemplares do Bored Ape Yacht Club (BAYC).
Esse tipo de golpe é conhecido por spoofing (falsificação), e é a criação de versões falsas de sites verdadeiros. Mesmo que seja um dos truques mais antigos desse mundo virtual, muitas vítimas ainda caem nesse tipo de prática.
Segundo as investigações, Oulahyane teria pagado por links patrocinados em um mecanismo de busca, o que levou muitos usuários a confiarem na plataforma. O link direcionava os usuários para um site falso que se assemelhava à página de login do OpenSea.
O suspeito enfrenta acusações de uso de dispositivo de acesso não autorizado, roubo de identidade agravado e acusações de fraude eletrônica. Se condenado por fraude, Oulahyane pode enfrentar uma pena máxima de 20 anos de prisão.