Criptomoedas

Japão apresenta lista de exchanges consideradas "ilegais" no país

Buscando aumentar a regulação das criptomoedas, a Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) puniu a Bybit e outras corretoras por não serrem associadas ao órgão

3 ABR 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h24
Crédito: Freepik

A Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) puniu a Bybit e uma série de exchanges que atuam no país. Na última sexta-feira (31), a FSA alertou que pode classificar as operações das exchanges como “ilegais”.


De acordo como órgão, várias exchanges de criptomoedas estrangeiras se enquadram fora das normas. O documento cita as plataformas Bybit, MEXC Global e Bitget.


Segunda a agência, as plataformas estariam violando as leis de liquidação de fundos do país. Os japoneses planejam fiscalizar de perto as plataformas.


Segundo a carta de advertência, a FSA afirmou que as exchanges violaram os regulamentos de liquidação de fundos do Japão ao conduzir negócios de exchange de criptoativos sem registro adequado.


O regulador ressaltou que a lista atual de comerciantes não registrados pode não representar com precisão o estado atual das empresas não registradas. Contudo, a lista não significa que a FSA está proibindo as plataformas. 


O Japão é um dos países mais favoráveis ao uso de criptomoedas, com leis amigáveis que datam de 2018. No entanto, o país exige que as plataformas se registrem junto a FSA desde 2020.


Com o aviso, a indústria de criptomoedas está enfrentando uma maior pressão regulatória no Japão, seguindo o caminho de outros países. Os reguladores afirmam que as exchanges não supervisionadas apresentam riscos como fraude, lavagem de dinheiro e manipulação de mercado.